Além das nuvens


Hoje, eu acordei e vi o Sol. Quero dizer, vi a luz do Sol refletida na pia do banheiro. Nas manhãs anteriores, o dia tinha acordado tão triste quanto eu. Não tinha reparado no Sol, na sua luz, no seu calor. Fui trabalhar e, na hora do almoço, decidir ir a um restaurante que sempre vou. Arroz integral, frango, salada. Reeducação alimentar. Você teria rido da minha cara e dito que eu preferiria estar comendo batatas fritas ou miojo. Estaria certo.

Então, de repente, me veio à memória o dia em que almoçamos juntos em um restaurante. A gente foi para o andar de cima, porque o primeiro piso estava muito cheio. E eu tinha visto um pudim tão bonito que fiquei com vontade de comer. Pedi à atendente e ela disse que não podia ir lá embaixo. Não entendemos nada, mas eu insisti e ela foi. Estava uma delícia e você também quis um pedaço.

A gente conversava sobre as dificuldades e as alegrias da vida. Coisa que fazíamos o tempo inteiro. Lembrando disso, ali mesmo, meus olhos se encheram de água, enquanto eu sorria um riso saudoso. Sorria como se, de algum lugar, de alguma maneira, você estivesse me vendo lembrar daquele dia.

É difícil pensar que você não vai estar mais aqui para compartilhar comigo a menor das coisas, como um almoço num sábado ensolarado. E você sabe como eu não gosto de demonstrar fraqueza, nem quero ser um peso para as pessoas com meus problemas. Você também tinha essa mania. E parece que essa nossa mania piora tudo. A gente chora do nada e se estressa.

Mas eu preciso sorrir. Eu preciso gargalhar, eu preciso fazer piada e fazer com que as pessoas, também, sorriam. Não posso me permitir gerar negatividade e fazer com que todos se sintam mal em minha presença. Seria uma tristeza pra você.

Afinal, era você quem estava sempre a sorrir. Você me olhava e dizia: "A gente tá na merda, né amiga?". E gargalhava, sorria, sorria... Impressionante. Eu preciso sorrir, mesmo chorando. Preciso que você saiba que a alegria que você me dava estando aqui continua existindo.

Agora, pra mim, você será como o Sol. Sempre presente, me aquecendo. E, mesmo quando eu não o vir, saberei, além das nuvens, você lá estará.