Duas cidades: um conto


Carolina teve um sonho. Mas antes do sonho vamos falar da vida de Carolina.

Todo dia ela sai de casa as oito da manhã e volta oito da noite.Sua cidade não é realmente uma grande cidade, mas é grande.Ela trabalha em dois empregos e, mesmo que tenha ouvido a vida toda que arte não é trabalho, se sente exausta no final do dia. Carolina não gosta de ir para o trabalho. O problema não é exatamente no emprego, mas no trajeto. Todo santo dia passar por aquela avenida em obra às sete da manhã e ter que ouvir cantadas e desaforos mata seu animo pouco a pouco. Mesmo que tenha uma exposição nova na galeria. Mesmo que um aluno lhe diga que quer ser desenhista. Tem vezes que ela não consegue se animar. A volta não é melhor. Da descida do ônibus até girar a chave de casa ela teme não conseguir chegar a maçaneta. Carolina ama os dois empregos. Mesmo que eles lhe deixem tão cansada. Mas ela murcha algumas vezes. Quando um professor esqueci de deixar lanche para os outros. Quando os artistas não cumprimentam os porteiros na galeria. Quando dizem para seus alunos homens que arte é “coisa de bicha” e para as suas alunas que os grandes e melhores artistas são homens. Ela não vê o porquê disso. Exatamente por ser tão inteligente, ela não entende o porquê de muita coisa.

Mas Carolina vez ou outra sai da sua rotina e vai para outra cidade. Nessa cidade, as mulheres voltam todas juntas do trabalho, da festa, ou de onde for. A segurança física é mais garantida, claro, mas a emocional é que importa mais. E essa fica intacta. As pessoas dessa cidade valorizam todo tipo de trabalho. Eles sabem o quanto é difícil ter um. Ainda mais um onde você se sinta bem. As pessoas conversam. Realmente conversam. Ouvem o que o outro tem a dizer, mesmo que não concordem. Elas pensam no todo. E em si mesmas como parte do todo. Os homens respeitam as mulheres não porque poderiam ser suas irmãs, mães ou filhas.Mas por serem humanas. E as mulheres cuidam umas das outras porque entendem que assim se chega ao equilíbrio.

Voltando ao sonho: Carolina sonhou que as duas cidades fossem lugares distintos. Que ela poderia simplesmente se mudar para a segunda cidade e viver lá para sempre. Mas infelizmente não são. E ela tem que lidar com isso. O mais importante é que Carolina acordou. Tendo plena consciência, de que nenhuma transformação se faz em casa. Muito menos dormindo.