Ensaio sobre namorinho de escola


Cena 1. Int. Tarde. Sala de aula de artes.

Sala grande, com uma mesa comprida no centro. O ambiente é bem iluminado e colorido. Cerca de oito crianças estão sentadas em volta da mesa. Uma mulher está sentada descontraída em uma ponta. Seus pés estão apoiados na cadeira ao lado. Ela consulta o celular e ao mesmo tempo preenche uma tabela.

VALÉRIA
(10 anos, negra, cabelos castanhos e crespos, alta para a idade. Extrovertida, tagarela, respondona.)

Tia! Acabei a atividade! Posso escrever uma cartinha?

PROFESSORA
(26 anos, parda, cabelos cacheados. Distraída, animada, descolada)

Ta bom, ta bom… Todo dia vocês querem, né? (se levanta e vai até o armário, olhando seu conteúdo demoradamente). Mas também, tem um monte de papel legal aqui dentro… Olha! Caneta de três cores! (pegando caneta do armário. Depois volta, pega alguns materiais e coloca em cima da mesa)

Valéria começa a pegar os materiais antes que os outros alunos cheguem perto. Alguns outros também pegam materiais. A professora consulta o celular mais uma vez. Valéria parece concentrada na sua atividade.

PEDRO 

Ta escrevendo carta para o Vitor, é? (chega mais perto da cadeira de Valéria) Ô, tiaaaaa! A Valéria ta namorando com o Vitor!

VALÉRIA

Mentira, tia! Esse menino ta implicando. Vou enfiar esse lápis no olho dele aí eu quero ver!

PROFESSORA

Valéria, ninguém vai enfiar o lápis no olho de ninguém. E Pedro, deixa a Valéria quieta, tá? Ela tá tranquila na dela e isso não é todo dia. Vai fazer uma carta para a Fabia… Vai fazer uma cartinha, vai. (Pedro olha de lado para a professora e esboça um sorriso. A professora sorri também)

A professora olha o celular e desanimada o coloca no bolso. Os alunos entregam folhas com desenhos para ela. O sinal toca. Valéria é a última a deixar a sala. A professora pisca para Valéria quando ela sai.

Cena 2. Ext. Tarde. Pátio

A professora observa Valéria de longe. Ela está ao lado dos outros professores, mas não está acompanhando a conversa. Valéria está andando de um lado para o outro com a carta na mão. A professora balança a cabeça. Procura Vitor com os olhos pelo pátio.Valéria se aproxima de Vitor. A professora bebe um gole de café olhando a cena. Vitor pega a carta cabisbaixo e não diz nada. Se afasta. A professora olha o celular. Um professor faz uma piada sobre o lanche. Valéria sai com passos apertados e segurando o choro. A professora olha para o celular novamente. No celular tem uma mensagem enviada por ela mesma. A mensagem diz “E aí, você vai mesmo hoje?”. A mensagem anterior também era dela. Valéria vai em direção ao banheiro. A professora também queria ir.

Os alunos brincam pelo pátio. A professora percebe uma movimentação de outros meninos perto de Vitor. Eles estão rindo e tem um papel na mão de um deles. A professora anda em direção a eles. Os meninos se dispersam e o papel volta para a mão de Vitor. A professora continua atravessando o pátio e passa direto por eles.

Cena 3. Int. Tarte. Banheiro das meninas
A professora entra no banheiro apertado. Duas meninas estão se maquiando no espelho e cochichando. Uma das divisórias está fechada.

PROFESSORA

Valéria? Valéria? Você tá ai? Fala comigo, chuchu.

VALÉRIA

Sai! Eu não quero falar com ninguém!

A professora olha para as duas meninas e indica a porta com a cabeça. Dá um sorriso no final. As duas retribuem e saem do banheiro.

PROFESSORA

Eu fiz alguma coisa com você? Alguém fez?

VALÉRIA

(Abre a porta e da um abraço na professora. Tira seus braços do pescoço dela e enxuga uma lágrima. Olha para a professora. Que olha firme de volta.)

Esses meninos, tia… Esses meninos. Eles sobem no muro, andam sozinhos, pegam barata com a mão, tudo! Mas eles não olham a gente. Eles não olham direito.

PROFESSORA 

(A professora aperta o celular nas mãos e respira fundo. )

Eu queria te dizer que.... Que fica melhor quando a gente cresce, mas não fica. Essa vida não é fácil. Para as falantes e cheias de opinião como eu e você… Menos ainda. Mas nós somos muitas. E você pode mandar uma carta para uma amiga. A Lorena por exemplo. Tenho certeza que você vai receber uma linda de volta!

Valéria sorri e acena positivamente. A professora faz um carinho na cabeça dela. Valéria sai do banheiro. A professora pega o celular e digita “migs, vamos ver o filme do Tarantino?”. Pega o celular e guarda no bolso. Se olha no espelho. Ri de si mesma.

Fade Out.